A importância de dizer não

Muitas pessoas chegam a viver situações, envolver-se em historias e tomar compromissos do que realmente gostariam ficar longe. Nós sabemos que teremos que dize-lo, mas quando chega a hora de responder, não conseguimos dizer "NÃO". Já aconteceu com você alguma vez? Então siga essas dicas para aprender a evitar de fazer o que você não quer.

Por que é tão difícil dizer não?
Infelizmente, em nossa cultura, não fomos ensinados a priorizar nossos desejos e valorizar a assertividade. Muitas pessoas, portanto, tem uma atitude passiva, o que as leva a aceitar qualquer coisa que se peça delas, sem perguntar-se se realmente concordam. Acreditamos que se negarmos algo, seremos considerados como pessoas ruins ou más. E é verdade que esta é muitas vezes a reação, porque faz parte da nossa cultura.

Por esta razão, acabamos de dizer sim mesmo não querendo: par sentir-se amados e aceitos. O problema é que temos medo de ser afastados ou isolados, e este medo não nós permite de negar-nos a fazer algo, mesmo tendo todos os motivos do mundo.
Mesmo no caso improvável que você responda com um não, aparentemente, depois, se torna mais propenso a dizer sim a pedidos posteriores. A culpa que vem de ter dito não determina a necessidade de reparar o dano feito para recuperar o alegado mal feito sem criar novas dificuldades e, também, não arriscar a "vergonha de dizer um não.

De um ponto de vista neuro-científico parece que nossos cérebros têm uma maior reação ao negativo do que ao positivo, tanto que a informação negativa produz uma ativação do cérebro maior e uma mais rápida atividade elétrica do córtex, em comparação com a resposta positiva.

Portanto sugiro algumas dicas para aprender e fortalecer-se dizendo não. 

1. Identificar os seus limites. A primeira coisa que você precisa é entender suas necessidades, desejos e limitações. Desta forma, você vai entender o que você está disposto a aceitar, e quando você tem a dizer não.

2. Tire algum tempo antes de responder. Não se apresse: pode ser que no momento que você se sinta obrigado a aceitar, mas depois de refletir sobre a situação você percebe que você não pode negar problemas. Ao tomar o tempo, e você também pode encontrar a maneira mais educada de dizer não sem se sentir culpado.

3. Pratique dizer NÃO mais vezes. Com um pouco de tempo e prática, ai perceber que não vai cair o mundo e não prejudicará seus relacionamentos.

4. Procure alternativas. Por exemplo, se um amigo convida-o a uma festa onde vnão quer ir, pode se recusar e propor-lhe um outro dia para beber café.

5. Recompense-se. Aprender a recompensar-se quando você finalmente consegue dizer não sem se sentir culpado. 

6. Seja firme. É importante aprender a ser firme para evitar manipulações ou reacções negativas.


Às vezes recusar-se a fazer algo pode nos deixar passar vergonha, mas aprender a dizer não é libertador. Talvez nós não percebem isso, mas às vezes nos sentimos a obrigação a resolver situações que realmente não nos pertencem. Não vale sofrer por isto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudita - O princípio da felicidade

Pilotos cegos ao governo e...protestos

Crianças Mal Educadas (como rechonece-las) e Sentimento Civico