O significado da psicologia e afins ...

No ultimo programa Parla con Deny se trataram questões a respeito da psicologia: o que é, o que faz, como funciona e como resolve com algumas situações. Primariamente, acho interessante esclarecer algumas instancias a partir do significado das palavras que a definem; porque ao final todos os significados estão nas palavras. Dentro a linguagem, dentro as palavras que usamos, vem depositada não apenas a nossa cultura mas também as nossas almas. 

Então, na base tem a palavra psiché. Psiché hoje é uma palavra amplia, usada com conotações qualitativamente diferentes em função dos contextos de uso semtiotico: é que nem a palavra irmão, tanto para nós entendermos, que veicula significados diferentes se usada com referencia a um contexto jurídico- civil, em contexto religioso cristão, em contexto maçom, um contexto social, mafioso, etc. conforme aos pilares que fundam a definição por trás do conceito de família. 

Bom, etimologicamente a palavra psiche significa espirito, alma; mas cuidado. não temos que entender o conceito de espirito ou alma como conceitos religiosos ou tal. Espirito significa etéreo, sem forma. Um gás é espirito, tanto para entendermos; o álcool é espirito. A origem, se queria identificar com essa palavra o que caracteriza a pessoa alem do seu corpo,alem da dimensão material. Certo? E, olhem só, pessoa, significa mascara. A pessoa era a mascara que os antigos gregos usavam no teatro para colocar em cena os diferentes papeis de um roteiro. Uma mascara, a pessoa, que coibia o inteiro rosto deixando apenas sair a voz, o espirito, através de um buraco em correspondência da boca. Portanto, o espirito, por meio da pessoa, pegava forma, no teatro, e colocava corpo no palco, ou seja na sociedade. Ainda hoje a nossa cultura de saúde, a sua popularidade, a sua linguagem tecnica, as suas instituições e os seus preconceitos,  são fortemente marcados por esse dualismo intrínseco entre matéria e espirito, corpo e alma, soma e emoção, etc. É só pensar a palavra medico: que significa quem conhece um objeto tomando as suas medidas. Ou seja um conhecimento precisamente material: objeto. medidas. medico. 

No campo da psicologia, psiche justamente significa conhecimento da pessoa alem da sua materialidade, do seu corpo: refere-se aos processo afetivos, emocionais, cognitivos, comunicativos, relacionais etc. Então, sem querer, também a palavra psicologia, assim como palavra medicina, reproduzem um dualismo material imperfeito da pessoa que hoje em dia não é mais suficiente para identificar a complexidade holística do ser humano, que é muito mais do seu corpo e da sua mente. 

Psiché que é o prefixo de conceitos muito deferentes entre eles: psicologia, psico-terapia, psicanálise, psicossomática, psiquiatria. etc. Para entender a diferença entre essas palavras e essas áreas, também, portanto, temos que entender os significados diferentes dos respectivos sufixos. Logos significa discurso. no sentido de conjunto de conhecimentos que evolui. Portanto psicologia é o discurso de conhecimento sobre a pessoa alem da sua materialidade. a psicologia é uma ciência exata que estuda atreves da metodologia cientifica os processos e os mecanismos por meio dos quais uma pessoa funciona. Psicólogo é um cientista nesse sentido. Terapia ao invés significa o que faz bem. Muitas coisas são terapia. Uma oração, uma cerveja com um amigo, o esporte, a musica. 

Todo o que faz bem é uma terapia. Psico-terapia é o que faz bem por meio do conhecimento do funcionamento do ser humano. No Brasil tem muita confusão, propositadamente, inclusive de um ponto de vista formal e institucional, em destacar a diferença entre psicologia e psico-terapia. Algo que na Europa e nos Estados Unidos é muito mais claro e regulamentado. No mundo, um  psicólogo não tem habilitação a fazer terapia, a curar pessoas. Um psicólogo conhece uma pessoa como um motorista que tem CNH conhece um carro. Mas quando um carro não funciona a competência é do mecânico. Essa diferença entre conhecer e tratar a pessoa vem no mundo regulamentada por meio de outras formações, outras habilitações, outros preparos. 


Fora do Brasil podem tornar-se psicoterapeutas apenas psicólogos e médicos que, depois dessas primeiras graduações, se formam em outra faculdade de outros 5 anos onde aprendem a fazer psico-terapia. O medico psiquiatra não tem, por lei, a competência e a habilitação de fazer psico-terapia sem essa escola-habilitação. Iatria, o sufixo de psiquiatria, significa cura medica, ou seja cura por mio de um conhecimento medido no corpo: O psiquiatra é um medico que tem competência em reconhecer diagnósticos mentais formalizados e codificados por meio de manuais reconhecidos e que tem competência e habilitação a associar um fármaco químico em correspondência de um diagnostico mental. Essa é uma ação medica focada no sintoma e não na resolução das causas. 

Quando as pessoas precisam de orientações, a minha sugestão é sempre, como primeiro passo, procurar os significado das palavras. Ajuda muito entender para depois escolher. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudita - O princípio da felicidade

Pilotos cegos ao governo e...protestos

Crianças Mal Educadas (como rechonece-las) e Sentimento Civico