Pilotos cegos ao governo e...protestos

Em um grupo WhatsApp de queridos amigos, um desses colocou a seguinte corrente: 

"Estão todos os passageiros na sala de embarque de um certo aeroporto esperando a saída do voo, quando, de repente, chega o copiloto impecavelmente fardado, com óculos escuros e uma bengala branca, q o auxiliava para caminhar. A aeromoça esclarece que, apesar de ser cego, é o melhor copiloto que a empresa tem. Pouco depois chega o piloto, com a farda impecável, óculos escuros e uma bengala branca, auxiliado por uma aeromoça, quem afirma que o piloto também é cego, mas que é o melhor piloto que a empresa tem e que, juntos, piloto e copiloto, são a dupla mais experiente que a empresa possui. Com todos a bordo, o avião começa a andar, cada vez mais aumentando a velocidade e com os passageiros aterrorizados. O avião continua em alta velocidade, mas não decola. O fim da pista se aproxima e os passageiros, já histéricos, começam a gritar. Nesse momento, milagrosamente, o avião decola e o piloto diz ao copiloto: 
 - No dia que os passageiros não gritarem, vamos fazer merda -

Segue a reflexão:
Assim está hoje o país, governado por cegos que não enxergam ou que não querem ver a realidade, esperando que o povo GRITE para levantar voo!"


Pois é. Concordo. Porém como se chegou ter 2 pilotis cegos? Repliquei: "os passageiros pegaram o avião porque queriam fortíssimamente ir lá naquele destino; eles não podiam não ir lá sendo que já vários conhecidos foram lá ou eles mesmos poderiam serem os primeiros, destacando-se. Tão forte era o desejo de pegar aquele voo ou a proibição percebida de não poder perdê-lo que compraram as passagens com cartão de crédito ou mesmo sabendo que nunca poderia pagá-las. A companhia já sabe dessa atitude faz tempo. Tanto é que a casta dos gestores da empresa, para garantir os próprios lucros, não deixou de aumentar os valores das passagens (alguém sempre paga) e reduzir os custos e a eficiência do serviço contratando funcionários deficitários (pilotos cegos). Só que agora os que pagam são sempre menos, e o que sobem no avião sempre mais e a empresa, não tendo mais liquidez e não abrindo dos seus lucros, não conseguiu nem sequer mais colocar gasolina nesse aeronave".

O amigo bateu palmas. "Esse é o PT", comentou. 

Que sorte seria se fosse só isso, pensei. Porque a falha não é apenas no governo mas no sistema. Os pilotos cegos são espelho das atitudes dos passageiros e da ética dos gestores. É uma questão de valores. Dá bem pra ver na mentalidade popular do concurso onde a empresa é o estado, o avião o concurso, a gasolina os recursos financeiros públicos, o destino o futuro e os passageiros os acionistas que compram com financiamento dos bancos as ações de uma empresa falida por 10 e as vendem por 1 achando estar fazendo um bom negócio. Portanto É um sistema. Que nem Venezuela e Grécia. 

Se não mudar a atitude de baixo pra cima, qualquer mudança de cima pra baixo será ineficaz. Essa é democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradições e curiosidades de Natal no Mundo (do programa radio "Parla con Deny")

Mudita - O princípio da felicidade

Crianças Mal Educadas (como rechonece-las) e Sentimento Civico