Arte, musicas, AMOR e educação sentimental

No meu ultimo programa Parla con Deny, cujo audio se encontra sempre disponível no portal da WH Comunicação que tem link á pagina do Parla con Deny onde se encontram todos os programas para quem quiser pude-los escutar sempre que tiver vontade ou possibilidade, toquei uma serie de musicas italianas que contam e cantam de AMOR: amor quando nasce, amor quando termina, amor entre amantes (no sentido extraconjugal) e maneiras de entender e viver o que é o amor. 
Por que quis fazer isso? 

Vamos partir de um ponto: a língua italiana é uma língua extremamente rica e profunda no seu vocabulário e na profundidade das suas nuances. De fato a Italia tem umas das historias mais antigas e ricas do mundo. Pela sua posição central no Mar mediterrâneo se configurou sempre como ponto nevrálgico de conquistas e de passagens de povos diferentes. Em milhares de anos conquistou todo o mundo conhecido com o império romano e também sofreu invasões e colonizações de centenas de povos. Cada povo, cada cultura, deixou um legado em um continuo processo de fusão, transformação e sincretismo. Tudo isto se deposita na língua. A língua italiana é um deposito de historia, de superação e de riqueza de existências que vão além dos homens e que se torna arte (não é por acaso que o período da renascença houve o seu berço e a sua forma artística e divina na Italia). 

Pra mim a arter, qualquer forma de arte, é um encontro que permite de viver o encontro com a própria alma, com as partes mais profundas de si mesmos. Ë algo que é ao mesmo tempo muito intimo, produto do artista, que vem do profundo dele; e ao mesmo tempo universal enquanto dá forma a sentimentos e essências que todos temos e em que todos podemos espelharmos. 

Nesse sentido a arte se configura também como potente instrumento de auto-formação e de dialogo com as experiências intimas individuais e universais. Contemplar a arte é uma maneira para espelhar-se no universo das pessoas e da historias e chegar ao profundo intimo do próprio eu, reconhecendo-o, dando sentido e orientando-o. 

A musica é, obviamente, uma forma de arte. E a musica italiana, por natureza, melodia e letras, é alta em termos de educação sentimental e emocional. 
A arte, a musica nesse caso, educa a gente a se tornar mais competentes com os próprios sentimentos. Nesse caso, do especifico do programa, ao Amor. 

E dependendo do tipo de arte que fruímos, iremos processar e vivenciar os sentimentos e o amor de uma maneira ou de outra, a partir da educação que arte nos proporciona para entender e definir o mundo, os outros e nos mesmos. 

Agora, que tipo de educação ao amor pode de uma arte musical que canta de "
Lepo Lepo”, “Festa no ap”, “Bunda-Lelê”, descrevendo sentimentos e valores do amor desta forma, com essas letras: 
"O cara que pega você pelo braço/ Esbarra em quem for que interrompa seus passos/ Está do seu lado pro que der e vier/ O herói esperado por toda mulher”; 
"Gruda, gruda na cintura da moleca. Reboladeira fica louca pra dançar. Gruda, gruda na cintura da moleca.Faz trenzinho, faz boneca e deixa o corpo balançar”; 
se for marronzinho, é de chocolate. se for branquinho, é de netinho. se for grandão, do ricardão. e voce pode chupar que lambuza a sua boca. A menina com o pirulito na boca. ela vai descendo até o chão”. 
E assim por diante. Até chegar as letras que cantam de matar ou suicidar-se por términos ou traições.  

Como vai amar uma pessoa que cresce e se educa sentimentalmente com essas letras?
E como vai amar, em contrapartida, uma que escuta estas?

"Tudo era apenas uma brincadeiraE foi crescendo, crescendo, me absorvendo. E, de repente, eu me vi assim: Completamente seu.Vi a minha força amarrada no seu passo,Vi que sem você não tem caminho, eu não me acho,Vi um grande amor gritar dentro de mimComo eu sonhei um dia…Quando a canção se fez mais forte e mais sentidaQuando a poesia fez folia em minha vidaVocê veio me contar dessa paixão inesperadaPor outra pessoaMas não tem revolta, nãoEu só quero que você se encontreTer saudade até que é bomÉ melhor que caminhar vazioA esperança é um domQue eu tenho em mimNão tem desespero, nãoVocê me ensinou milhões de coisasTenho um sonho em minhas mãosAmanhã será um outro diaCertamente, eu vou ser mais feliz.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudita - O princípio da felicidade

Pilotos cegos ao governo e...protestos

Crianças Mal Educadas (como rechonece-las) e Sentimento Civico