impeachment: uma briga de cowboys que oferece um futuro a não ser desperdiçado
Acho que o Brasil tem hoje a oportunidade de matutar graças à actual crise política que atravessa.
Pessoalmente acho que este processo de impeachment é apenas uma “briga de cowboys” que só serve para distrair o país de seus problemas reais. Vejo na luta contra a corrupção, promovida institucionalmente pelo MPF também, como um grande exemplo para toda a América do Sul, e prevejo que uma terceira força política sairá obrigatoriamente desta crise. Hoje o Brasil é um país sem cabeça e sem governo. Além do que ser doloroso e desrespeitoso das conquistas legais e economias do pais, considero essa briguinha entre Cunha e Dilma como vergonhosa, Assistir a sessão da Comissão do Impeachemnt no Conselho de Ética desta quarta, foi patético.
Mas quero ser otimista. O Brasil pode representar um verdadeiro exemplo para a América Latina. De fato está mostrando a todos como é importante separar e reconhecer a autonomia dos diferentes poderes do Estado. Esse processo é algo admirável. esta envolvendo os “oligarcas políticos” do Pais. Sim, aos juízes são dirigidas acusações de agressividade excessiva e ferocidade contra algumas pessoas, ou seja de atitudes não garantistes, mas de um modo geral isto encontra admiração no exterior, especialmente dos EUA. Pessoas pagas pelo Executivo Federal estão trabalhando com grande independência. O político que ameaça a independência do juiz é um político que mina a sua credibilidade com os eleitores. Nessa fase, policia e judicial estão sendo e fazendo política. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Depende do que tem por trás das aplicações das leis, sendo que no Brasil tem muitas leis para cada coisinha e de fato cada um, aplicando a sua própria, pode obter o que quiser em função das suas relações de força.
Mas o risco não é a não governabilidade. O verdadeiro risco e problema é que o Brasil não está fazendo nada para manter e cuidar de sua economia. As braguilhas políticas servem apenas para distrair disso. Enquanto se planeja o reciclo. Isso porque não há a unidade nacional necessária e suficiente para permitir tomar um novo caminho, diferente.
O país nesse cenário não está cuidando dos reais problemas. Repito: é muito distraído por problemas políticos. Como é que assim vai voltar a ser a locomotiva econômica que era?,Já perdeu o seu encanto econômico e diplomático. Mas não se esqueçam que nos UEA aconteceu a mesma coisa. Quando houve o impeachment presidente para Bill Clinton o país não sucumbiu completamente. Claro, aí não teve crise econômica e nem sequer de popularidade do presidente como aqui. Mas os funcionários publicos continuaram a trabalhar e os pagamentos sociais não foram interrompidos. O Brasil também não está caindo aos pedaços: há um problema político, mas o país não parou e não pode parar.
Acredito que os mídia contribuem muito para a imagem que as pessoas têm de cada país. Os títulos e os grupos whatsapp são os verdadeiros culpados do pânico. De fato há uma onda de corrupção que se estende em toda a America do Sul que sempre ficou impune. Mas o Brasil hoje é uma exceção: está punindo os que cometeram crimes; esta é uma grande conquista. O Brasil é a exceção simbolicamente importante para o continente. É claro que o continente está passando por um momento difícil, sem dúvida. Mas eu estou muito otimista.
O ponto é que o Brasil precisa de reformas. O digo enquanto pessoa apaixonada para o Brasil. O país precisa de reformas económicas e políticas. A política tem se expandido muito, assim como os poderes anexados. Temos que encontrar uma maneira de limitar a influência da política na economia brasileira. Precisamos de uma reforma que crie um sistema de feedback de forma eficiente para os cidadãos. Mais listas cívicas. Não podemos haver uma classe política que pede poder para ter mais poder. Das nuvens filtra sempre o sol e eu acho que agora, mais do que em qualquer outro momento da história, tem que vir (e é o momento certo para) o surgimento de uma terceira força política no Brasil, uma força que venha da sociedade civil e que traga mudanças e reformas. E é importante que essa força não seja negativa mas apenas uma força alternativa aos partidos políticos, com um projeto importante e significativo. Eu torço para que isso acontece já nas próximas municipais assim que SMO. MH e região se tornem modelo de referencia parta todo o Brasil.
Comentários
Postar um comentário